Sol da manhã ou da tarde: qual escolher para seu imóvel?

Até mesmo quem não é marinheiro de primeira viagem na aquisição de imóveis tem essa dúvida na hora de escolher uma nova casa ou apartamento para morar. A iluminação natural do imóvel é um fator importante sob diversos aspectos, tanto estéticos como de saúde – do imóvel e dos moradores. Mas, para aliviar essa dúvida de uma vez por todas, preparamos este post para esclarecer alguns pontos importantes. Confira!

A importância da iluminação natural

Quando um imóvel tem a iluminação natural adequada, os benefícios a curto, médio e longo prazo são facilmente detectáveis. Isso porque a luz do sol é fator preponderante na saúde do imóvel. Se bem iluminado, dificilmente a casa ou o apartamento sofrerá com mofo, por exemplo. Outro ponto importante é o equilíbrio término. Certamente você já deve ter permanecido em espaços com grandes variações térmicas, seja muito quente e abafado ou muito frio e úmido.

As diferenças entre o sol da manhã e o da tarde

Basicamente, o que diferencia entre estes dois contrapontos é justamente a intensidade do calor. Devido às temperaturas mais baixas durante a noite, o sol da manhã tende a ser mais frio e aconchegante. Além disso, os primeiros raios de sol promovem o arejamento dos espaços, deixando-os mais agradáveis. Por isso, é mais interessante que os quartos fiquem localizados à direção do sol nascente.

Já durante a tarde, a temperatura costuma estar mais elevada. Por isso, o sol da tarde tende a ser mais intenso, deixando os cômodos mais quentes e abafados, ainda mais durante o verão. Então, procure evitar construções voltadas mais para o sul ou oeste, pois a incidência de luz solar no período da tarde é maior.

Os custos e benefícios financeiros

Além do conforto térmico dos ambientes e da iluminação natural, é bom lembrar que um imóvel com boa iluminação solar pode custar até 10% mais. Isso se deve ao fato de que estes imóveis têm menor incidência de problemas estruturais. Além disso, casas e apartamentos com boa iluminação durante o dia proporcionam maior economia de eletricidade para seus proprietários. Seja por conta de aquecedores solares ou pela necessidade menor de manter a iluminação artificial ativada, as contas de luz de imóveis com adequada iluminação natural tendem a ser mais baixas se comparadas com as de imóveis que recebem muita luz do sol, demandando maior uso de ventiladores e ar condicionados, ou pouca iluminação solar, fazendo com que o uso de aquecedores seja recorrente.

No entanto, é preciso avaliar não apenas se o imóvel está voltado para leste ou oeste. Antes de comprar uma casa ou apartamento, você deve analisar as condições climáticas da região na qual ele se localiza e os obstáculos que barram a luz do sol, como árvores e outras construções. O ideal é que você visite o imóvel mais de uma vez e em diferentes horários do dia.

E se precisar de ajuda para escolher o melhor imóvel, pode procurar a Hypólito Imóveis para não ter erro. Nossos contatos são pelo telefone (31) 3228-1100, pelo WhatsApp (31) 99580-1100, pelo e-mail vendas@hypolitoimoveis.com.br ou diretamente pelo formulário de contato de nosso site.

Deixe um comentário